Uma das partes mais importantes do vestibular é a prova de redação, por isso, reunimos informações que já sabemos sobre a redação da UEL 2021
Neste post, resumimos as recomendações mais importantes do Manual do Candidato da Universidade Estadual de Londrina e compartilhamos algumas das dicas que a Profª. Márcia Chiréia deu exclusivamente para os alunos do Clube Aprovação UEL 2021.
Aproveitando, você já conferiu nosso Guia de conteúdos sobre as obras literárias da UEL 2021? Lá tem indicações de sites, vídeos e podcasts para ficar com os livros do vestibular “na ponta da língua”. 😉
O que diz a UEL?
Sobre a produção da redação da UEL 2021, ela diz na quinta página do Manual do Candidato que “a partir da leitura de textos verbais e não verbais, o candidato deverá produzir um texto dissertativo-argumentativo, de acordo com o enunciado proposto, valendo-se dos textos que servirão de base para a sua resposta”.
A universidade também explica que somente terá a redação corrigida o vestibulando que conseguir aproveitamento de, no mínimo, 26% da pontuação total das questões da prova de conhecimentos gerais. Ou seja, você deve acertar pelo menos 13 questões da prova de conhecimentos gerais e não pode zerar nenhuma das partes da prova (conhecimentos gerais, língua estrangeira, língua portuguesa e literatura) para ter direito à correção da sua redação.
Há ainda três pontos importantes que a universidade salienta sobre a redação da UEL 2021. 👇
Primeiro
Alguns dias após a realização do vestibular, será divulgada no site da Coordenadoria de Processos Seletivos, o COPS, a lista dos candidatos que terão a redação corrigida.
Segundo
Não caberá recurso para a prova de redação.
Terceiro (e o mais importante)
Excepcionalmente neste ano, haverá apenas uma proposta (um único tema) de redação.
Quais são os critérios de avaliação da redação da UEL 2021?
As redações são corrigidas por, no mínimo, dois corretores especialistas. Eles trabalham com uma escala de notas que vai de zero (0) a cinco (5), por isso, após o cálculo da média, o fator é multiplicado por cinco (5).
Caso haja uma discrepância entre as notas atribuídas, ou seja, quando há diferença de mais de um (1) ponto entre as duas notas, há uma terceira correção. Se ainda assim for necessário, recorre-se à quarta correção, que é feita somente pelo Coordenador da equipe de correção.
O que os corretores observam na redação?
- Originalidade;
- Uso adequado da linguagem de acordo com a norma padrão da língua portuguesa, uso adequado do vocabulário;
- Informatividade (tanto no que se refere ao grau de informatividade quanto à sua organização e relevância);
- Argumentos apropriados, convincentes e válidos;
- Coerência e garantia da unidade de sentido pelos elementos da estrutura textual;
- Articulação dos enunciados e estabelecimento das relações de sentido a partir dos elementos de coesão;
- Análise e criticidade no tratamento das ideias apresentadas;
- E a estrutura do texto como um todo (demarcação implícita da introdução, desenvolvimento e conclusão utilizando elementos linguísticos que estabeleçam relações de início, meio e fim).
Uma curiosidade é que aproximadamente 30 redações são previamente selecionadas pela Equipe Coordenadora todos os anos a fim de definir os parâmetros para a atribuição da pontuação geral do vestibular, ou seja, se 25 das 30 redações apresentarem boa pontuação de acordo com os critérios, isso significa que a proposta era adequada e os candidatos conseguiram assimilar o tema.
Atenção: a redação da UEL é igual à do ENEM?
NÃO! Assim mesmo, bem grande e alarmante.
A fórmula da redação do Enem ficou muito conhecida, por isso também ficou muito batida. Além disso, os critérios avaliados pedem por outros recursos, como comprovação de conhecimentos gerais e proposta de intervenção na conclusão do texto. Já na UEL, nenhum desses dois pontos é exigido. Em vez de intervenção, por exemplo, pede-se uma solução.
Qual a diferença entre intervenção e solução na conclusão da redação da UEL 2021?
A diferença é que, na intervenção, é preciso dizer de forma objetiva como resolver o problema abordado, ou seja, determinar uma ação para isso. Na solução, por sua vez, são apontadas possibilidades mais abrangentes, sem a necessidade de se fazer uma proposta para executá-las.
Intervenção
A intervenção é uma proposta efetiva. Ela responde à pergunta: “Como esse problema deve ser resolvido?”. Por exemplo, a seguinte proposta que diz respeito às dificuldades com a leitura no Brasil: “Para erradicar o analfabetismo entre adultos, é possível oferecer isenção de impostos às empresas que oferecerem aos colaboradores programas internos de alfabetização”.
Solução
Já a solução apresenta caminhos possíveis (um ou mais), entretanto não é necessário dizer como isso vai ser colocado em prática. Só para exemplificar, trouxemos uma solução para o mesmo problema sobre as dificuldades com a leitura no Brasil: “A erradicação do analfabetismo deve ser uma preocupação de todos os setores da sociedade, já que saber ler e escrever facilita o conhecimento e o acesso a deveres e direitos do cidadão”.
Como fazer a redação da UEL 2021 no dia do vestibular?
Antes de mais nada, leia o comando da redação e só depois vá para o texto da coletânea. Você pode levar lápis e borracha para escrever seu texto, mas a versão final da redação deve ser escrita a caneta com corpo transparente, de tinta preta ou azul-escura (dica: leve mais que uma caneta!). Aliás, preestabeleça o passo a passo da resolução da sua prova e atente-se para fazer primeiro o rascunho da redação para só depois ir às questões.
Plus: enunciados das provas de redação
Para que você saiba o que lhe espera, também separamos algumas das propostas de redação da UEL desde 2015 para você treinar sua escrita. 🤓
2015
Redija um texto em que você responda à pergunta-título do texto lido (Existe vida fora da Terra?). Apresente argumentos que sustentem sua posição. Para a elaboração de seu texto, utilize de 8 a 10 linhas.
2016
Tendo como referência as informações contidas na coletânea, escreva um texto opinativo abordando os benefícios e os riscos oferecidos pela tecnologia digital. Para a elaboração de seu texto, utilize de 12 a 16 linhas.
2017
Com base na notícia e na charge, redija um texto dissertativo-argumentativo, de 10 a 12 linhas, abordando os avanços científicos e tecnológicos e seus impactos na vida e no cotidiano da população.
2018
A partir da leitura dos textos e com base nos conhecimentos sobre o tema, redija um texto dissertativo-argumentativo, de 12 a 16 linhas, apontando as motivações que levam as pessoas a fazerem justiça com as próprias mãos.
2019
Com base nos textos, elabore um texto de até 14 linhas, no qual as dificuldades com a leitura no Brasil sejam discutidas, e iniciativas para reverter esse quadro sejam propostas.
Por fim, queremos lembrá-lo de ficar sempre atento às nossas redes sociais (Instagram, Facebook e YouTube) para saber mais sobre o mundo dos vestibulares. Aliás, caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre a prova de redação da UEL 2021, deixe sua pergunta nos comentários que a Profª Márcia Chiréia vai te ajudar assim que possível.
Um beijo,
Equipe Planejamente.

