Capa do post "Vestibular UEM 2021: datas, fases e obras literárias".

Vestibular UEM 2021: datas, fases e obras literárias

Reunimos informações muito importantes sobre o vestibular UEM 2021 para que você ingresse na Universidade Estadual de Maringá

Com novidades nesta edição, o vestibular UEM 2021, que é um dos mais concorridos do Paraná, ocorre somente no próximo ano, mas é bom estar atento aos prazos desde já, entender direitinho como funcionam cada uma das fases do vestibular, conferir a lista de obras literárias cobradas pela Universidade Estadual de Maringá e, ainda, saber todas as opções de cursos de graduação que a UEM oferece para você.

A grande novidade desta edição é que, juntamente com seu Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP), a UEM decidiu adotar o SiSU (Sistema de Seleção Unificada)/Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) também como forma de ingresso para o ano letivo de 2022. Isso quer dizer que agora 10% do total de vagas dos cursos serão direcionados ao Enem. A única exceção, ou seja, os cursos que não abrirão vagas para o Enem são aqueles que exigem Provas de Habilidades Específicas, como a graduação em Música.

Pra anotar na agenda

Antes de mais nada, já quero te avisar que as inscrições para o vestibular UEM 2021 já estão abertas! Elas foram iniciadas em 1º de setembro e vão até o dia 20 de outubro de 2021. Para participar desse vestibular, você precisa pagar uma taxa de inscrição de R$ 167 e comparecer no dia 20 de fevereiro de 2022 em uma das 11 cidades paranaenses escolhidas pela UEM para a aplicação das provas.

Para participar do vestibular UEM 2021, a universidade disponibilizou de 1º a 9 de setembro de 2021 a isenção da taxa de inscrição para os candidatos que estão inscritos no CadÚnico e que têm renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa ou renda total da família de até 3 salários mínimos. A lista das inscrições beneficiadas com a isenção do pagamento deve ser liberada em breve no site www.cvu.uem.br.

Sobre as fases do vestibular UEM 2021

Em edições passadas, a UEM dividia seu vestibular em dois dias, sempre em um domingo e uma segunda-feira, mas, devido à pandemia de Covid-19, o vestibular UEM 2021 será aplicado somente em um único dia, e, para isso, a Universidade diminuiu também o tamanho da prova conforme o tempo disponibilizado. Já as Provas de Habilidades Específicas para ingressar na graduação de Música seguem normalmente divididas em duas partes, realizadas antes do vestibular regular para todas as opções de curso da UEM.

P.S.: caso Música não esteja entre as suas opções de curso, você pode passar direto pelas Provas de Habilidades Específicas e pular para Vestibular geral, logo abaixo. 😉

Veja também “Vestibular FUVEST 2022: datas, fases e obras literárias”.

Provas de Habilidades Específicas

Caso você deseje cursar a graduação de Música na Universidade Estadual de Maringá, o vestibular começa alguns meses antes, de novembro a dezembro, ou seja, as Provas de Habilidades Específicas são feitas antes do vestibular “oficial”. Isso significa que, caso você seja aprovado nas Provas de Habilidades Específicas, seguirá o vestibular normalmente, podendo tentar uma vaga no curso de Música. Mas, caso seja reprovado, ainda pode tentar o vestibular, só que desta vez, para o curso que escolheu como segunda opção. Se você não escolheu nenhum curso como segunda opção, está automaticamente desclassificado do vestibular UEM 2021.

Primeira prova

A primeira fase das Provas de Habilidades Específicas é a Prova Prática de Instrumento e Canto, em que, caso tenha se inscrito para o Curso de Graduação em Música, você deve gravar um vídeo com o conteúdo pedido no item “5.3.1 Prova Prática de Instrumento/Canto”, disponível no Manual do Candidato. Esse vídeo deve ser enviado à UEM pelo e-mail [email protected] de 10 a 16 de novembro de 2021.

Segunda prova

Já a segunda fase das Provas de Habilidades Específicas é a Prova de Percepção Musical e Conhecimentos Gerais de Música. Entretanto, diferentemente da etapa anterior, realizada de maneira online, para fazer esta prova é preciso ir até o campus da UEM em Maringá no dia 5 de dezembro de 2021 e comparecer na sala de provas das 8h50 às 13 horas. Ou seja, você fará uma prova presencial composta por 14 questões. Para resolver as questões de 1 a 12, você terá três horas; assim que terminar esta parte, será levado ao local da prova de solfejo para resolver as questões 13 e 14. Aliás, esta prova será filmada.

Agora eu imagino que você esteja curioso sobre o que é solfejo, não é mesmo? Segundo a Escola Belas Artes, de Joinville (SC), “Solfejar é um exercício de leitura cantada das notas musicais de uma partitura. O solfejo é regularmente usado em aulas de teoria musical, pois facilita o aprendizado e aprimora a leitura de partitura.” Clique aqui para saber mais sobre solfejo.

Ambas as Provas de Habilidades Específicas têm pontuação de 0 a 10, portanto, sua nota final é a média dessas duas notas juntas. Caso a média seja inferior a 6, você não é considerado habilitado para tentar o vestibular “geral” na opção de graduação em Música, e, portanto, ainda pode tentar fazê-lo por meio da segunda opção de curso que escolheu no ato da inscrição, ou está desclassificado caso não tenha escolhido nenhum, conforme já explicamos. O resultado das Provas de Habilidades Específicas será divulgado pela Universidade Estadual de Maringá em 8 de dezembro de 2021, a partir das 15 horas no site www.vestibular.uem.br.

Vestibular geral

Neste ano, como já explicamos, tanto o vestibular quanto o PAS (Processo de Avaliação Seriada) serão aplicados somente ao longo de um dia como medida de biossegurança devido à pandemia da Covid-19. Portanto, no dia 20 de fevereiro de 2022 (domingo), você terá das 13h50 até as 19 horas para resolver as questões de Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Conhecimentos Específicos, e, ainda, fazer a redação proposta pelo vestibular UEM 2021.

Sobre a redação do vestibular UEM 2021

A redação é uma das partes mais importantes do vestibular UEM 2021 porque é como a universidade consegue avaliar sua capacidade de pensar, compreender, se expressar e traduzir tudo isso de maneira escrita sobre um determinado tema e assunto, tudo isso com base no bom uso da língua culta. É por isso que a redação tem valor máximo de 60 pontos e é eliminatória.

A sua ideia precisa ser desenvolvida em no mínimo 15 e no máximo 22 linhas. Caso você faça menos ou mais que isso ou, ainda, não consiga a nota mínima de 12 pontos na redação, está eliminado do vestibular da Universidade Estadual de Maringá.

Para te ajudar a se preparar para a prova, a própria universidade montou uma lista com seis gêneros textuais que podem cair na prova de redação do vestibular da UEM. São eles:

  • Artigo de opinião;
  • Carta aberta;
  • Carta de solicitação;
  • Carta do leitor;
  • Relato; e
  • Resposta argumentativa.

Sobre as questões (e o que são questões somatórias) do vestibular UEM 2021

Além da proposta de redação, no total, o vestibular UEM 2021 conta com 50 questões objetivas que valem 6 pontos cada e que são distribuídas da seguinte forma:

  • 5 questões de Língua Estrangeira;
  • 5 questões de Literaturas em Língua Portuguesa;
  • 10 questões de Língua Portuguesa;
  • 10 questões interdisciplinares de Conhecimentos Gerais (envolvem conteúdos referentes às disciplinas do Ensino Médio: Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia); e
  • 20 questões de Conhecimentos Específicos (10 questões para cada uma das matérias).

Aliás, as questões objetivas do vestibular da Universidade Estadual de Maringá são diferentes da maioria dos vestibulares, em que geralmente há cinco alternativas e você precisa escolher uma certa ou errada. Na UEM, as questões são somatórias. Isso quer dizer que a questão é formada pelo enunciado/problema e há cinco alternativas indicadas com os números 01, 02, 04, 08 e 16, que podem ou não serem a resposta esperada pelo enunciado. A sua tarefa é escolher as alternativas que acredita responderem ao problema e anotar a somatória delas na Folha de Respostas ou anotar “00” caso acredite que nenhuma das alternativas respondem ao enunciado.

Exemplo e hipóteses de uma questão somatória

Por exemplo, imagine uma questão em que a resposta do gabarito da UEM seja 14 porque as alternativas certas eram a 02, a 04, e a 08. A partir disso você pode encontrar três cenários:

  1. Nota cheia: é quando você acerta todas as alternativas corretas, no caso, isso vai ocorrer se você marcar 14 na Folha de Respostas, relativo às alternativas 02, 04 e 08;
  2. Nota parcial: é quando você acerta apenas parte das alternativas corretas, no caso, se você marcar 10 na Folha de Respostas, relativo às alternativas 02 e 08, não perde a questão, já que, tecnicamente, não escolheu alternativas erradas, apenas não marcou todas as corretas; e
  3. Nota zero: é quando você escolhe uma alternativa errada, no caso, mesmo que marque 30 na Folha de Respostas, relativo às alternativas 02, 04, 08 e 16, você zera a questão, porque apesar de ter acertado todas as alternativas corretas, adicionou à somatória a alternativa 16 que está errada.

O conteúdo da prova que engloba Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa e de Literaturas em Língua Portuguesa é o mesmo para todos os candidatos. A parte de Língua Estrangeira é igual também, mas para aqueles que escolhem o mesmo idioma dos ofertados pela UEM (Espanhol, Francês e Inglês). Já as questões de Conhecimentos Específicos são formuladas conforme as matérias mandatórias de cada opção de curso. Na tabela abaixo, extraída do Manual do Candidato, você pode conferir as matérias específicas de todos os cursos do vestibular UEM 2021.

CURSOMATÉRIAS ESPECÍFICAS
AdministraçãoHistória e Matemática
AgronomiaBiologia e Química
Arquitetura e UrbanismoArte e Matemática
Artes CênicasArte e História
Artes VisuaisArte e História
BiomedicinaBiologia e Química
BioquímicaBiologia e Química
BiotecnologiaBiologia e Química
Ciência da ComputaçãoFísica e Matemática
Ciências BiológicasBiologia e Química
Ciências ContábeisHistória e Matemática
Ciências EconômicasHistória e Matemática
Ciências SociaisHistória e Sociologia
Comunicação e MultimeiosArte e Sociologia
DesignArte e Matemática
DireitoHistória e Sociologia
Educação FísicaEducação Física e História
EnfermagemBiologia e Sociologia
Engenharia AgrícolaFísica e Matemática
Engenharia AmbientalFísica e Matemática
Engenharia CivilFísica e Matemática
Engenharia de AlimentosMatemática e Química
Engenharia de ProduçãoFísica e Matemática
Engenharia ElétricaFísica e Matemática
Engenharia MecânicaFísica e Matemática
Engenharia QuímicaMatemática e Química
Engenharia TêxtilMatemática e Química
EstatísticaFísica e Matemática
FarmáciaBiologia e Química
FilosofiaFilosofia e História
FísicaFísica e Matemática
Física – Bacharelado em FísicaMédica Física e Matemática
GeografiaGeografia e Matemática
HistóriaGeografia e História
InformáticaFísica e Matemática
LetrasFilosofia e História
MatemáticaFísica e Matemática
MedicinaBiologia e Química
Medicina VeterináriaBiologia e Química
ModaHistória e Matemática
MúsicaArte e História
OdontologiaBiologia e Química
PedagogiaGeografia e História
PsicologiaBiologia e História
QuímicaMatemática e Química
Secretariado Executivo TrilíngueHistória e Sociologia
Serviço SocialHistória e Sociologia
Tecnologia em AlimentosFísica e Química
Tecnologia em Construção CivilFísica e Matemática
Tecnologia em Meio AmbienteMatemática e Química
ZootecniaBiologia e Matemática
Tabela extraída da página 09 do Manual do Candidato do vestibular UEM 2021.

Leia também “Vestibular ITA 2022: datas, fases e obras literárias”.

Cidades de aplicação do vestibular UEM 2021

A UEM escolheu apenas cidades do estado do Paraná para aplicar as provas do seu vestibular, sendo elas:

  • Apucarana;
  • Campo Mourão;
  • Cascavel;
  • Cianorte;
  • Cidade Gaúcha;
  • Curitiba;
  • Goioerê;
  • Ivaiporã;
  • Maringá;
  • Paranavaí; e
  • Umuarama.

Mas é importante deixar claro que, novamente devido à Covid-19, o Manual do Candidato explica que caso haja algo que impeça a realização do vestibular em alguma dessas cidades, “os candidatos inscritos para realização da prova nessa(s) cidade(s) serão transferidos automaticamente para a localidade preferencialmente mais próxima indicada pela CVU”. Ainda segundo o edital, “nesse caso não haverá, em hipótese alguma, devolução do valor da taxa de inscrição”.

Cursos oferecidos e quantidade de vagas do vestibular UEM 2021

O vestibular da Universidade Estadual de Maringá oferta vagas para 50 cursos de graduação, e para ingressar em um deles a universidade disponibilizou 2.367 vagas para o vestibular UEM 2021. Confira todos os cursos ofertados:

  • Administração;
  • Agronomia;
  • Arquitetura e Urbanismo;
  • Artes Cênicas;
  • Artes Visuais;
  • Biomedicina;
  • Bioquímica;
  • Biotecnologia;
  • Ciência da Computação;
  • Ciências Biológicas;
  • Ciências Contábeis;
  • Ciências Econômicas;
  • Ciências Sociais;
  • Comunicação e Multimeios;
  • Design;
  • Direito;
  • Educação Física;
  • Enfermagem;
  • Engenharia Agrícola;
  • Engenharia Ambiental;
  • Engenharia Civil;
  • Engenharia de Alimentos;
  • Engenharia de Produção;
  • Engenharia Elétrica;
  • Engenharia Mecânica;
  • Engenharia Química;
  • Engenharia Têxtil;
  • Estatística;
  • Farmácia;
  • Filosofia;
  • Física;
  • Geografia;
  • História;
  • Informática;
  • Letras;
  • Matemática;
  • Medicina;
  • Medicina Veterinária;
  • Moda;
  • Música;
  • Odontologia;
  • Pedagogia;
  • Psicologia;
  • Química;
  • Secretariado Executivo Trilíngue;
  • Serviço Social;
  • Tecnologia em Alimentos;
  • Tecnologia em Construção Civil;
  • Tecnologia em Meio Ambiente; e
  • Zootecnia.

Obras Literárias

Dentre os livros que compõem a lista de obras literárias do vestibular UEM 2021, alguns já são velhos conhecidos dos vestibulandos e outros têm aparecido nas últimas edições de vestibulares, como, respectivamente, Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis e A palavra algo, de Luci Collin (que, aliás, também está sendo cobrada pela UEL).

E com o intuito de te ajudar, trouxemos os livros sugeridos como leitura pela Universidade Estadual de Maringá que serão cobrados na parte de Literaturas nas questões de Língua Portuguesa, segundo o Programa de Provas UEM 2021. Confira:

  • Carlos Drummond de Andrade: Antologia poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, [119 poemas];
  • Mário de Andrade: Contos novos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011. [9 contos];
  • Milton Hatoum: Dois irmãos. São Paulo: Companhia das Letras, 2006;
  • Augusto dos Anjos: Eu e outras poesias. São Paulo: Martin Claret, 2002;
  • Machado de Assis: Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Martin Claret, 2012;
  • Clarice Lispector: A legião estrangeira. Rio de Janeiro: Rocco, 1999;
  • Carolina Maria de Jesus: Quarto de despejo. São Paulo: Ática, 2014;
  • Gianfrancesco Guarnieri: Eles não usam black-tie. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010;
  • Luci Collin: A palavra algo. São Paulo: Iluminuras, 2016; e
  • Álvares de Azevedo: Melhores poemas. São Paulo: Global, 2001.

[Guia] Conteúdos sobre as obras literárias da UEL 2021

Datas importantes do vestibular UEM 2021

A gente sabe que você tem várias datas importantes de diferentes vestibulares para lembrar, por isso, logo abaixo fizemos um cronograma resumido do vestibular da Universidade Estadual de Maringá para que você não perca nenhum prazo.

Calendário resumido

01/09/2021 a 09/09/2021 – Pedido de redução e/ou isenção de pagamento da taxa de inscrição.

01/09/2021 a 20/10/2021 – Período de Inscrição para o vestibular UEM 2021.

01/09/2021 a 22/10/2021 – Período para pagamento da taxa de inscrição.

29/10/2021 – Divulgação da lista com as inscrições homologadas e não homologadas.

10 a 16/11/2021 – Prova de Habilidades Específicas (Prova Prática de Instrumento/Canto).

05/12/2021 – Prova de Habilidades Específicas (Prova de Percepção Musical e Conhecimentos Gerais de Música).

08/12/2021 (a partir das 15 horas) – Divulgação do resultado final das Provas de Habilidades Específicas.

20/01/2022 – Liberação dos locais de prova do vestibular UEM 2021.

20/02/2022 – Aplicação das provas do PAS e do vestibular. 

21/02/2022 (a partir das 15 horas) – Divulgação do gabarito provisório das questões objetivas.

20/04/2022 (a partir das 10 horas) – Divulgação da lista dos candidatos aptos à matrícula na UEM.

Aliás, se você quer baixar o calendário para poder consultar as datas do vestibular UEM 2021 diretamente da galeria do seu celular, tablet ou computador, clique na imagem abaixo para fazer o download.

Imagem com um anúncio para baixar o calendário resumido produzido pela Equipe Planejamente para o vestibular UEM 2021.

Por fim, queremos lembrá-lo de ficar sempre atento às nossas redes sociais (Instagram, Facebook, Discord e YouTube) para saber mais sobre o mundo dos vestibulares. Aproveitando, caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre o vestibular UEM 2021, deixe sua pergunta nos comentários que vamos te ajudar assim que possível.

Um beijo,

Equipe Planejamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *