Veja o que muda no Manual do Candidato UEL 2022

O Manual do Candidato para o vestibular 2022 da Universidade Estadual de Londrina traz mudanças importantes, principalmente sobre a redação 

Na manhã de ontem (16/09), a COPS (Coordenadoria de Processos Seletivos) da Universidade Estadual de Londrina divulgou o Manual do Candidato do vestibular UEL 2022, e nós, da Equipe Planejamente, analisamos o documento, encontramos as mudanças e as reunimos aqui para você não perder nenhuma informação.

Mudanças nas inscrições

Logo no início do processo para participar do vestibular da UEL, você já vai notar diferenças. Acontece que, agora, para realizar a inscrição no Processo Seletivo do Vestibular 2022, você deverá ter um cadastro atualizado no banco de dados da COPS ou fazê-lo por meio do site www.cops.uel.br a partir da data de abertura das inscrições, que vão das 17 horas de 20/09/2021 até as 23h59 do dia 03/11/2021.

Nesta nova ênfase dada ao processo de atualização do cadastro, segundo o manual do candidato UEL 2022, é exigido que você envie “arquivos com cópia digitalizada de seu documento de identificação original e pessoal, conforme estipulado no Art. 22 da Resolução CEPE nº 045/2021; e um arquivo com a foto individual, atualizada, colorida, com fundo claro, enquadrada desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares)”. Ela ainda informa que esses arquivos devem ser enviados nos formatos JPG ou PNG.

Outro ponto em relação às inscrições é que o custo para participar do vestibular subiu de R$ 135 (2021) para R$ 140 (2022). É importante destacar que o processo para pedido de isenção da taxa de inscrição pelo CadÚnico/NIS foi encerrado em 29 de julho de 2021.

[Guia] Conteúdos sobre as obras literárias da UEL 2022

O sistema de concorrência de vagas também muda

Antes as vagas eram preenchidas por meio de dois sistemas de concorrência: cotas ou universal. Entretanto, o manual do candidato UEL 2022 traz a informação de que agora há três sistemas de concorrência de vagas para ingressar na universidade, sendo eles: cotas, reserva de vagas para pessoas com deficiência e universal. Logo, a distribuição das vagas também foi alterada, conforme as porcentagens abaixo:

  • 5% das vagas de cada curso/turno são reservadas a pessoas com deficiência, de acordo com os critérios estabelecidos na Resolução CEPE nº 044/2021, e que não tenham curso superior já concluído;
  • 45% das vagas de cada curso de graduação são reservadas a ações afirmativas, sendo
    • 20% do total de vagas para candidatos que frequentaram integralmente as quatro últimas séries/anos do Ensino Fundamental e todas as séries/anos do Ensino Médio em instituições públicas brasileiras de ensino;
    • 20% do total de vagas para candidatos autodeclarados negros que frequentaram integralmente as quatro últimas séries/anos do Ensino Fundamental e todas as séries/anos do Ensino Médio em instituições públicas brasileiras de ensino e não tiverem concluído curso superior; e
    • 5% do total das vagas para candidatos autodeclarados negros de forma irrestrita, independente do percurso de formação.

É importante deixar claro que o sistema de reserva de vagas a pessoas com deficiência aplica-se ao total de vagas universais, portanto, sem alterar as vagas destinadas ao sistema de cotas, como exemplificado abaixo.

  • Há 70 vagas ofertadas para a graduação em Agronomia, sendo
    • 34 vagas universais;
    • 4 vagas reservadas a pessoas com deficiência; e
    • 32 vagas para os sistemas de cotas, divididas em
      • 14 vagas para instituição pública;
      • 14 vagas para negros de instituição pública; e
      • 4 vagas para negros independente da instituição de ensino.
  • Há 60 vagas ofertadas para a graduação em Arquitetura e Urbanismo, sendo
    • 30 vagas universais;
    • 3 vagas reservadas a pessoas com deficiência; e
    • 27 vagas para os sistemas de cotas, divididas em
      • 12 vagas para instituição pública;
      • 12 vagas para negros de instituição pública; e
      • 3 vagas para negros independente da instituição de ensino.

Mudanças no quadro de vagas

Além da distribuição nos sistemas de concorrência, o total de vagas para alguns cursos também foi alterado. Veja na tabela abaixo o número de vagas disponibilizadas em 2021 e o número ofertado para 2022.

CURSOVAGAS EM 2021VAGAS EM 2022
Administração (matutino)10090
Administração (noturno)5045
Ciências Econômicas (matutino)2530
Ciências Econômicas (noturno)5030
Geografia Bacharelado/Licenciatura (matutino)3530
Geografia Bacharelado/Licenciatura (noturno)3530
Letras – Espanhol (noturno)2010
Serviço Social (noturno)4035

O que muda na prova do vestibular UEL 2022?

Tradicionalmente, o vestibular da Universidade Estadual de Londrina tem duas fases, mas, como medida de biossegurança por conta da pandemia, desde o ano passado a universidade tem aplicado fase única, e nesta edição isso não muda.

Segundo o manual do candidato UEL 2022, o vestibular está marcado para o dia 6 de março de 2022, data em que serão aplicadas duas provas: a Prova de Conhecimentos (dividida em três partes) e a Prova de Redação.

Prova de Conhecimentos

É dividida em três frentes que seguem as áreas do conhecimento desenvolvidas no Ensino Médio, conforme as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, estabelecidas pelo MEC (Ministério da Educação).

A prova de conhecimentos não muda, logo, você precisará resolver 36 questões de múltipla escolha com perspectiva interdisciplinar na parte de Conhecimentos Gerais; 10 questões de múltipla escolha na parte de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa; e 4 questões de múltipla escolha sobre língua espanhola, francesa ou inglesa (conforme sua escolha no ato da inscrição) na parte de Língua Estrangeira.

Prova de Redação

Uma das maiores mudanças no manual do candidato UEL 2022 está na Prova de Redação, porque, diferentemente da proposta do último vestibular, em que foi solicitado um texto dissertativo-argumentativo, a Prova de Redação 2022 da Universidade Estadual de Londrina solicita que você produza um texto em prosa, a partir de textos verbais e não verbais disponibilizados sobre uma proposta (um único tema).

Isso significa que pode, sim, ser solicitado um texto dissertativo, mas outros gêneros textuais também são possíveis. Os quatro gêneros textuais cobrados anteriormente na prova de redação da UEL são: Resposta interpretativa, Resumo, Comentário crítico e Resposta argumentativa. A surpresa será revelada na hora da prova.

Mudanças na pontuação das provas

A prova de redação agora será corrigida em uma escala de 0 a 6 (antes ela ia de 0 a 5) e terá o fator multiplicador 4 (nas edições anteriores, ele era 5). Na prática, isso quer dizer que, se você tirar a nota máxima na redação, terá 24 dos 100 pontos totais (antes, na mesma situação, você teria 25 pontos).

Por conta disso, na parte de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, você pode chegar à pontuação máxima de 16 (antes, você poderia atingir, no máximo, 15 pontos). Isso quer dizer que há uma maior valorização dos acertos nesta prova. 

Em breve, você poderá ler aqui no nosso blog um conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre o vestibular da UEL, portanto, lembre-se de ficar sempre atento às nossas redes sociais (Instagram, Facebook, Discord e YouTube) para saber mais sobre o mundo dos vestibulares e não perder nenhuma informação útil para sua trilha de estudos. Aproveitando, caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre as mudanças no manual do candidato UEL 2022, deixe sua pergunta nos comentários que vamos te ajudar assim que possível.

Um abraço,

Equipe Planejamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *